Segundo matéria do Governo de São Paulo o governo estadual planeja destinar os R$ 3,4 bilhões previstos das loterias estaduais para a área da Saúde. Esse modelo de jogos será implementado através de uma nova concessão de 15 anos, com a escolha da empresa operadora a ser feita em um leilão previsto para outubro. O projeto exige que os valores arrecadados sejam investidos em áreas essenciais para reduzir a vulnerabilidade social, com a Saúde sendo a prioridade inicial para a aplicação desses recursos.
“É um leilão importante porque gera uma receita interessante para o Estado. Ela vai poder ser utilizada integralmente na Saúde, que é uma área que está cada vez mais pressionada com o envelhecimento da população e que vai demandar cada vez mais recurso”, disse o governador Tarcísio de Freitas.
Em outras regiões, como Rio de Janeiro e Paraná, as loterias estaduais já são uma realidade. A concessão das loterias estaduais em São Paulo, que passou por consulta pública, está programada para ser leiloada ainda este ano, fazendo parte dos projetos estaduais em andamento.
O serviço estará disponível tanto em espaços físicos quanto online. As loterias estaduais poderão operar nas modalidades de prognósticos (específico, esportivo, numérico) e loteria instantânea (como as populares “raspadinhas”). A escolha dos modelos será determinada pela empresa vencedora da concessão.
Os investimentos planejados englobam sistemas de gestão e operação das diversas modalidades lotéricas. Será exigida a obtenção de certificações internacionais para assegurar a disponibilidade, segurança e integridade do sistema, que será restrito a maiores de 18 anos.
A concessão dos serviços lotéricos públicos do Estado de São Paulo faz parte dos 13 leilões que o governo estadual realizará até o final de 2024. Com 24 projetos qualificados e uma carteira de mais de R$ 245 bilhões, o governo já concluiu a etapa de audiências públicas. O próximo passo é a divulgação do edital, que ocorrerá nos próximos meses.
Fonte: sãopaulo.sp.gov,br