O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), anunciou nessa semana que pretende implementar a loteria estadual de São Paulo já em 2024 e que deve seguir os padrões de Portugal onde a loteria serve para financiar as Santa Casas. Durante o mês de junho, o governador Tarcísio de Freitas efetuou uma viagem à Santa Casa de Misericórdia de Lisboa, em Portugal, acompanhado por uma comitiva representando o governo estadual. A finalidade dessa visita foi obter uma compreensão mais aprofundada do modelo de financiamento empregado pela instituição, que se baseia na implementação de sorteios lotéricos.
“Ano que vem, nós vamos fazer a nossa loteria, vamos botar a nossa loteria para rodar. E tal qual a Santa Casa de Lisboa que é financiada há mais de 200 anos com um uma loteria, o recurso da loteria irá todo para a Saúde”, destacou o governador de São Paulo.
Tarcísio também divulgou a nova tabela SUS Paulista cuja meta consiste em suplementar o montante fornecido pelo governo federal para cada intervenção conduzida no âmbito do sistema público de saúde, assim as unidades receberão um valor de até cinco vezes a quantia estabelecida na tabela nacional do SUS.
No estado de São Paulo, está em curso uma reorganização da concessão de serviços lotéricos a serem prestados no futuro, como parte das ações delineadas no Programa de Parcerias de Investimentos do Estado (PPI-SP). Entre as alternativas de abordagens para o projeto, está em análise a destinação de uma parcela das receitas geradas pelas loterias para ser diretamente investida em serviços públicos essenciais, seguindo o modelo adotado pela Santa Casa de Lisboa.