Nautilus, um filho de Drosselmeyer e Namaste, por Point Given, de criação do Stud Quintella, e propriedade do Stud Valentin & Jarussi, radicado no turfe paulista, em sua primeira incursão no Hipódromo da Gávea, surpreendeu os puros-sangues mais cotados pelo público apostador, e conquistou o Grande Prêmio Brasil de 2022. O rateio foi de 16,40 para cada real apostado. Ou seja, um azarão. Direção irretocável de Ruberlei Viana, um jovem revelado recentemente pela Escola de Aprendizes de Cidade Jardim. O treinador, Nilson Lima, a exemplo do piloto, ganhou pela primeira vez a maior prova do turfe nacional. Foi a 17ª atuação de Nautilus, que obteve a sua sexta vitória, apenas a segunda na raia de grama. As outras quatro haviam sido na pista de areia.
Don Cambay, do Stud H&R, adquirido durante a semana que antecedeu a prova, deu fila de ganhador nos 200 metros finais. Porém, a joqueada de Ruberlei Viana, que obteve passagem providencial, por dentro, e arrancou para vencer, lhe impôs a segunda colocação. Atomic Heights, da Apg Thoroughbreds Stud, também oriundo do turfe de São Paulo, foi o terceiro colocado, em grande atuação, enquanto Sugar Daddy, do Haras Doce Vale, completou o placar. Rei do Camarote, seu companheiro de farda, ficou com a honrosa quinta colocação.
O treinador Nilson Lima agradeceu a confiança dos proprietários por concordar com a decisão de trazer o cavalo para competir na Gávea, o que ele chamou de “fazer uma loucura.” A nossa ousadia foi premiada com a vitória. O cavalo tinha evoluído nos treinos quando aumentamos a distância. O quinto lugar no Grande Prêmio São Paulo demonstrou isso”, analisou. Ruberlei Viana, com cara de garoto assustado, agradeceu a Deus e a confiança dos proprietários. A ficha ainda não havia caído quando começou a dar entrevistas. E Enrico Jarussi, empolgado, pediu a noiva, em casamento, em plena raia de grama, após o seu triunfo no GP Brasil. Fonte: Raia Leve